Contabilidade - Profissão estável diante da Alta tecnologia  

  RSS

(@sufcont)
Novo Membro
Entrou: 1 ano atrás
Posts: 4
27/09/2017 12:28  

A profissão de Contador é estável mesmo diante da alta tecnologia e da padronização de dados

A chegada de novas tecnologias está alterando a antiga profissão , e quem não acompanhar esse ritmo acabará ficando para trás, diz o professor Bruno Salotti.

“O profissional deixou de produzir os dados e passou a analisá-los, com o objetivo de prever o impacto contábil de cada decisão de negócios”, diz Salotti. Nesse sentido, deixou de olhar para o passado da empresa e passou a fazer projeções para seu futuro.

A automatização de processos em contabilidade transformou um trabalho burocrático em analítico e abriu espaço para a contabilidade gerencial.

“O contador tem sido trazido para o âmbito da gestão”, afirma o professor da USP. “Ele agora ajuda a desenhar operações para gerar economia fiscal, identificar as melhores áreas geográficas para expandir o negócio e delinear as estratégias da companhia de forma geral”. 

 

Afinal, graças ao avanço da tecnologia, um imenso oceano de dados está à disposição das empresas — e elas buscam profissionais capazes de ajudá-las na missão de desvendá-los, inclusive na seara contábil. 

O profissional de contabilidade mais requisitado do momento, segundo ele, é uma espécie de “cientista de dados contábeis”. Não é preciso entender de programação, necessariamente; mas é preciso ir muito além do Excel. “O novo contador precisa dominar ferramentas de gestão de dados, montar painéis de análise e extrair conclusões para orientar as decisões do negócio”, afirma o especialista.

Além da facilidade para lidar com grandes quantidades de dados, o contador do século 21 também precisa ter pelo menos nível intermediário na língua inglesa para compreender e transmitir informações sobre a situação contábil do negócio — principalmente para os que trabalham, ou almejam trabalhar, em uma multinacional.

“Embora tenha havido uma melhora nos últimos anos, ainda é muito difícil encontrar candidatos que falem bem inglês, porque historicamente as vagas em contabilidade não exigiam essa competência”, explica Leonardo Berto, gerente de negócios da consultoria Robert Half.

Segundo o especialista, encontrar um contador especializado em tributos e que domine o inglês é uma missão praticamente  impossível.

 

Investir em educação continuada também é necessário. Mestrado ou MBA em auditoria, compliancebusiness intelligence, gestão e perícia contábil também estão entre as opções de pós-graduação mais quentes do momento na área, segundo Fortes.  Além de ter um conhecimento profundo sobre a própria área, o contador também deve saber um pouco de economia, administração, estatística, direito e tecnologia.

“Quem tem uma sólida formação em ciências contábeis e uma visão panorâmica de outras áreas, além de fortes competências comportamentais, será um excelente candidato à diretoria de finanças de uma empresa”, diz o professor da FEA-USP.

É isso aí pessoal. Espero que tenham gostado deste artigo.

Fonte:  https://exame.abril.com.br/carreira/o-novo-perfil-de-uma-das-profissoes-mais-estaveis-do-brasil/


ResponderCitar (Quote)
Share:
  
Funcionando

Por favor Entrar ou Cadastrar