Parágrafos de ênfase e parágrafos de outros assuntos  

  RSS

Tiago de Moura
Member Admin
Membro desde:7 meses  atrás
Posts: 212
20/01/2018 15:53  

A NBC TA 706 é a Norma Brasileira de Contabilidade que dispõe sobre parágrafos de ênfase e parágrafos de outros assuntos no relatório do auditor independente.

Os parágrafos de ênfase e parágrafos de outros assuntos são informações adicionais incluídas no relatório do auditor independente.

É importante ressaltar que se o auditor espera incluir um parágrafo de ênfase ou parágrafo de outros assuntos no seu relatório, ele deve comunicar-se com os responsáveis pela governança no que se refere a essa expectativa e à redação proposta desse parágrafo.

Vamos as definições de cada tipo de parágrafo:

Parágrafo de ênfase é o parágrafo incluído no relatório do auditor referente a um assunto apropriadamente apresentado ou divulgado nas demonstrações contábeis que, de acordo com o julgamento do auditor, é de tal importância que é fundamental para o entendimento pelos usuários das demonstrações contábeis.

O uso generalizado de parágrafos de ênfase diminui a eficácia da comunicação de tais assuntos pelo auditor.

Exemplo de parágrafo de ênfase:

Ênfase

Chamamos a atenção para a Nota Explicativa X às demonstrações contábeis, que descreve os efeitos do incêndio nas instalações fabris da Companhia. Nossa opinião não contém ressalva relacionada a esse assunto.

Parágrafo de outros assuntos é o parágrafo incluído no relatório do auditor que se refere a um assunto não apresentado ou não divulgado nas demonstrações contábeis e que, de acordo com o julgamento do auditor, é relevante para os usuários entenderem a auditoria, as responsabilidades do auditor ou o seu relatório.

O conteúdo do parágrafo de outros assuntos reflete claramente que não há exigência de que esse outro assunto seja apresentado e divulgado nas demonstrações contábeis. O parágrafo de outros assuntos não inclui informações que o auditor esteja proibido de fornecer por lei, regulamento ou outras normas profissionais, por exemplo, normas éticas relativas à confidencialidade das informações. O parágrafo de outros assuntos também não inclui informações cujo fornecimento pela administração seja exigido.

Exemplo de parágrafo de outros assuntos – OBS: Neste exemplo o parágrafo outros assuntos vem logo após o parágrafo com os principais assuntos de auditoria.

Principais assuntos de auditoria

Principais assuntos de auditoria são aqueles que em nosso julgamento profissional foram os mais significativos em nossa auditoria do exercício corrente. Esses assuntos foram tratados no contexto de nossa auditoria das demonstrações contábeis como um todo e na formação de nossa opinião sobre essas demonstrações contábeis e, portanto, não expressamos uma opinião separada sobre esses assuntos. [Descrição de cada um dos principais assuntos de auditoria, de acordo com a NBC TA 701].

Outros assuntos

As demonstrações contábeis da Companhia ABC para o exercício findo em 31 de dezembro de 20X0 foram examinadas por outro auditor independente que emitiu relatório em 31 de março de 20X1 com opinião sem modificação sobre essas demonstrações contábeis.

 Circunstancias para a inclusão dos parágrafos de ênfase no relatório do auditor independente:

  •   quando a estrutura de relatório financeiro aplicável prevista por lei ou regulamento seria inaceitável exceto pelo fato de ser prevista por lei ou regulamento;
  • alertar os usuários de que as demonstrações contábeis foram elaboradas de acordo com estrutura de relatório financeiro para propósitos especiais;
  • quando fatos chegam ao conhecimento do auditor após a data do seu relatório e o auditor fornece um relatório novo ou modificado (ou seja, eventos subsequentes

Circunstancias para a inclusão dos  parágrafos de outros assuntos no relatório do auditor independente:

  • Quando relevante para o entendimento da auditoria pelos usuários .

 

Elaborado por: Tiago de Moura. Contador CRC MG-119138/O

Edited: 3 meses  atrás

ResponderCitar
  
Working

Please Login or Cadastrar