Análise Edital Exame de Suficiência 2018.2  

  RSS

Tiago de Moura
Member Admin
Membro desde:1 ano  atrás
Posts: 235
06/07/2018 10:49  

Olá pessoal! Dia 05 de julho de 2018 foi publicado o edital para o Exame de Suficiência edição 2018.2.

Separei alguns pontos importantes do edital para auxiliar em sua preparação.

O Exame tem por objetivo comprovar conhecimentos médios, consoante os conteúdos programáticos desenvolvidos no curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.

Sempre disse para os meus alunos, o primeiro passo para a aprovação é ler todo o edital com bastante atenção.

O edital é a regra do jogo.

Vejamos o item 2.1 do edital 2018.2 confirma tal afirmação:

A inscrição no presente Exame de Suficiência implica o conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital, incluindo seus anexos e eventuais retificações, das quais o examinando não poderá alegar desconhecimento.

Já o item 2.12 reitera:

A inscrição implicará a completa ciência e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais não se poderá alegar desconhecimento.

Quem pode prestar o Exame de Suficiência 2018.2?

O Exame de Suficiência, que visa à obtenção de registro na categoria Contador, pode ser prestado pelos bacharéis e estudantes do último ano letivo do curso de Ciências Contábeis.

Qual o período de inscrições?

As inscrições deverão ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, pelos sites da Consulplan (www.consulplan.net) e do CFC (www.cfc.org.br), no período entre 14h00min do dia 09 de julho de 2018 e 16h00min do dia 09 de agosto de 2018, observado o horário oficial de Brasília (DF).

 Qual o valor da tarifa de inscrição e até quando posso pagar?

A tarifa de inscrição, no valor de R$110,00 (cento e dez reais), deverá ser recolhida, em guia própria, em favor do CFC.

O boleto bancário referente ao pagamento da tarifa de inscrição deverá ser pago, impreterivelmente, até o dia 10 de agosto de 2018.

Haverá isenção na tarifa de inscrição?

3.3 Estará isento do pagamento da taxa de inscrição o examinando que, cumulativamente:

a) estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto n.° 6.135, de 26 de junho de 2007; e

b) for membro de família de baixa renda, nos termos do referido Decreto.

3.4 A isenção deverá ser solicitada pelo examinando, no ato da inscrição e por meio do sistema, das 14h00min do dia 09 de julho de 2018 às 14h00min do dia 12 de julho de 2018, horário oficial de Brasília (DF), nos sites da Consulplan e do CFC, contendo:

a) indicação do Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico; e

b) declaração de que atende à condição estabelecida no subitem 3.3, alíneas “a” e “b”.

Quando será a prova?

A prova objetiva será aplicada no dia 23 de setembro de 2018 (domingo), no turno da tarde, de 13h00 às 17h00, observado o horário de Brasília(DF).

Pessoal eis a grande mudança no Exame de Suficiência: As provas serão no período da tarde, situação diferente de edições anteriores.

Posso usar calculadora no Exame?

Uma dúvida comum em toda edição do Exame:

 5.12 Será admitido o uso de máquina calculadora, desde que não permita o armazenamento de texto.

Além da calculadora posso usar lápis, lapiseira, régua, borracha e outros acessórios?

Não! Além da calculadora o edital informa que o examinando deve comparecer ao local da prova com antecedência mínima de 60 (sessenta) minutos em relação ao horário fixado para o início do Exame, munido SOMENTE de caneta esferográfica de tinta azul ou preta e de ponta grossa, do comprovante de inscrição e do seu documento de identificação original, em condição que permita sua identificação.

Posso sair com o caderno de prova?

O examinando somente poderá se retirar do local de realização das provas escritas levando o caderno de provas no decurso dos últimos 30 (trinta) minutos anteriores ao horário previsto para o seu término. O examinando, também, poderá retirar-se do local de provas somente a partir dos 90 (noventa) minutos após o início de sua realização, contudo não poderá levar consigo o caderno de provas.

Mas então posso anotar minhas respostas em algum rascunho(no cartão de inscrição por exemplo) ?

Não! Não será permitido ao examinando realizar anotação de informações relativas às suas respostas (cópia de gabarito) no comprovante de inscrição ou em qualquer outro meio de rascunho. Caso o examinando deseje levar consigo a anotação de suas opções de resposta, deverá aguardar o horário em que é autorizada a saída com o caderno de provas.

Quais as disciplinas são cobradas na prova?

Cada questão da prova objetiva será de múltipla escolha, constituída de quatro opções (A, B, C e D) e uma única resposta correta, de acordo com o enunciado da questão. Para cada questão, haverá, no Cartão de Respostas, quatro campos de marcação (A, B, C e D).

A prova será composta de 50 (cinquenta) questões objetivas, valendo um ponto cada uma, abrangendo os seguintes assuntos:

a) Contabilidade Geral;

b) Contabilidade de Custos;

c) Contabilidade Aplicada ao Setor Público;

d) Contabilidade Gerencial;

e) Controladoria;

f) Noções de Direito e Legislação Aplicada;

g) Matemática Financeira e Estatística;

h) Teoria da Contabilidade;

i) Legislação e Ética Profissional;

j) Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade;

k) Auditoria Contábil;

l) Perícia Contábil;

m) Língua Portuguesa Aplicada.

Lembrando que:

As legislações, normas e resoluções requeridas no Exame de Suficiência serão aquelas vigentes até 90 (noventa) dias antes da realização da prova. As alterações que, eventualmente, ocorrerem dentro desse período de 90 (noventa) dias antecedentes à prova serão desconsideradas tanto para a elaboração das questões quanto para a sua correção.

Quantos pontos eu preciso fazer para ser aprovado?

Cada questão terá o valor de 1 (um) ponto, e o cálculo da nota da prova objetiva será igual à soma algébrica do ponto obtido com cada questão correta.

Será considerado aprovado o examinando que acertar, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) do total das questões, ou seja, 25 (vinte e cinco) pontos.

Se anular uma questão que eu acertei eu perco o ponto?

Não! Se houver anulação de qualquer questão, essas alterações pontuarão todos os examinandos, independentemente de eventual interposição de recurso.

 

E como faço para solicitar anulação ou troca de gabarito de uma questão mal elaborada pela banca?

O examinando que desejar interpor recursos contra o gabarito preliminar das provas objetivas disporá de 2 (dois) dias, a partir do dia subsequente ao da divulgação daqueles, em requerimento próprio disponibilizado no link correlato ao Exame de Suficiência no endereço eletrônico www.consulplan.net.

Lembrando que os recursos devem comprovar o erro da banca.

É MITO a afirmação de que quanto mais recursos enviados há maiores chances de anulação. 1 recurso apenas se bem elaborado e fundamentado consegue alterar o gabarito ou anular a questão, dependendo do caso.

Quando será divulgado o gabarito preliminar?

O gabarito preliminar das questões objetivas da prova será divulgado nos sites da Consulplan (www.consulplan.net) e do CFC (www.cfc.org.br), a partir das 16h00 do dia 24 de setembro de 2018.

Quando será divulgado o resultado final?

A relação definitiva de aprovados será publicada no Diário Oficial da União (DOU) e divulgada nos sites da Consulplan e do CFC em até 60 (sessenta) dias, contados a partir da data de aplicação da prova.

Após a aprovação tenho que pagar pela certidão de aprovação?

O examinando que obtiver aprovação poderá emitir sua certidão de aprovação através de link específico disponibilizado nos sites da Consulplan e do CFC, por meio do CPF e senha, ou solicitar, presencialmente, nos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), sem ônus ao examinando.

Onde encontro o edital?

O edital está disponível no link abaixo:

https://d3du0p87blxrg0.cloudfront.net/concursos/497/1_901213.pdf

 

Considerações finais:

Pessoal este será o segundo Exame de Suficiência aplicado pela Consulplan.

Vimos na edição 2018.1 que a banca não está para brincadeira, fez uma prova em um nível bom, elaborando ótimas questões (com exceção de duas ou três que não foram bem elaboradas).

Então fica a minha dica: Primeiro passo para a aprovação é ler o edital.

Separe o conteúdo programático que está no edital e se programe com base nele.

Faça um cronograma de estudos. De maior importância para Contabilidade Geral que é a disciplina mais cobrada, mas não se esqueça que todas questões tem o mesmo peso.

Teoria + questões + anotação dos pontos com dificuldade + resumo + questões + reforça nos pontos com dificuldade.

Espero ter sido útil e contem comigo no caminho rumo a aprovação.

Convite para participar do Grupo de Estudos para Exame de Suficiência CFC/CRC e Concursos.

https://www.facebook.com/groups/1017850318228904/

Convite para seguir no Instagram.

https://www.instagram.com/tiagomourabh1/

Convite para participar do Fórum Contábil.

http://forumcontabil.com.br/

 

Elaborado por Tiago de Moura.

Tiago de Moura é Contador. Pós-Graduado em Contabilidade Pública e Lei de Responsabilidade Fiscal. Pós-Graduado em Administração Pública. É professor no Exponencial Concursos (Contabilidade Pública, AFO, Contabilidade Geral e Contabilidade Avançada) e do Curso Suficiência Contábil (Auditoria Contábil e Contabilidade Geral). Administra e leciona no Grupo de Estudos para Exame de Suficiência CFC/CRC e Concursos (Contabilidade Geral, Avançada, Contabilidade de Custos, Análise das Demonstrações Contábeis, Perícia Contábil, Auditoria Contábil, AFO e Contabilidade Pública), administra o site Fórum Contábil. Atualmente trabalha como Contador autônomo em Belo Horizonte – MG. Quando estava no sétimo período do curso de Ciências Contábeis foi aprovado no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade com a incrível nota 42. Na área de concursos, na qual até o momento só focou na área contábil aguarda nomeações e tem diversas aprovações em concursos municipais com destaque para o 1º Lugar para o Cargo de Analista de Educação Básica – Contador da Prefeitura de Sabará -MG no ano de 2017. Na esfera Federal obteve aprovação em 6º Lugar no Ministério da Saúde para o cargo de Contador – Boa Vista – RR em 2017 e em 2018 foi aprovado em 7º Lugar no concurso para Contador da UFPR. Universidade Federal do Paraná (aguardando a nomeação

Edited: 5 meses  atrás

ResponderCitar
leopfmg
Novo Membro
Membro desde:4 meses  atrás
Posts: 1
10/07/2018 12:23  

Tenho uma dúvida, eu sou graduado em ADM e realizei a prova 2018.1 passei, só que como eu sou aluno que faz a grade por eliminação de materia, ficaram 2 disciplinas pois a grade nao bateu, na qual eu terminaria o curso agora em dezembo de 2018, como ficou essas 2 matérias que nao bateu, eu irei colar grau em 06/2019, por ser aluno com grade especial por ja ser formado. Após a colação de grau eu ja posso solicitar o CRC? 
Ou terei algum impedimento?


ResponderCitar
Tiago de Moura
Member Admin
Membro desde:1 ano  atrás
Posts: 235
11/07/2018 23:39  

Olá leopfmg, desculpe a demora em responder, deixa e entender, você mudou de curso, para colar grau em Ciências Contábeis e esta colação acontecerá em 06/19?

Se for isto eu entendo que você esteja no último ano letivo. 

Caso for isto mesmo, assim que colar grau e tiver o diploma de Bacharel em Ciências Contábeis pode solicitar, mas seria interessante verificar com o CRC de seu estado.

 

 

 


ResponderCitar
  
Working

Please Login or Cadastrar