Questão DPE - MT sobre Evento Subsequente.  

  RSS

Tiago de Moura
Member Admin
Membro desde:8 meses  atrás
Posts: 216
13/02/2018 00:49  

Concurso: DPE - MT. Ano:2015.Organizadora: FGV. Cargo: Analista Contador.

Em 20 de fevereiro de 2014 um incêndio destruiu a fábrica de uma filial da empresa “X”, que teve perda de parte importante de suas máquinas.

Em 01 de março de 2014, a administração da empresa autorizou a divulgação das demonstrações contábeis de 31 de dezembro de 2013.

Assinale o posicionamento correto da empresa, em relação ao incêndio, nas demonstrações contábeis publicadas em março de 2014.

(A) Gerar um ajuste no patrimônio líquido das demonstrações contábeis de 31/12/2013, mas não evidenciar nas notas explicativas.

(B) Não gerar ajuste nas demonstrações contábeis, mas evidenciar nas notas explicativas.

(C) Não gerar ajustes e nem evidenciar nas notas explicativas

(D) Mencionar o fato no Relatório da Administração apenas.

(E) Divulgar um fato relevante para o mercado acionário.

 

Resolução:

 

Questão sobre a NBC TG 24 - Evento Subsequente. 

A Norma em questão define Evento Subsequente como:

Evento subsequente ao período a que se referem as demonstrações contábeis é aquele evento, favorável ou desfavorável, que ocorre entre a data final do período a que se referem as demonstrações contábeis e a data na qual é autorizada a emissão dessas demonstrações. Dois tipos de eventos podem ser identificados:

(a) os que evidenciam condições que já existiam na data final do período a que se referem as demonstrações contábeis (evento subsequente ao período contábil a que se referem as demonstrações que originam ajustes);

(b) os que são indicadores de condições que surgiram subsequentemente ao período contábil a que se referem as demonstrações contábeis (evento subsequente ao período contábil a que se referem as demonstrações que não originam ajustes).

No enunciado é informado que em 20 de fevereiro de 2014 um incêndio destruiu a fábrica de uma filial da empresa “X”, que teve perda de parte importante de suas máquinas.

O incêndio segundo o item 22 da NBC TG 24 é um exemplo eventos subsequentes ao período contábil a que se referem as demonstrações contábeis que não originam ajustes, os quais normalmente resultam em divulgação. 

"destruição por incêndio de instalação de produção importante após o período contábil a que se referem as demonstrações contábeis"

Portanto não há que se falar em ajustes. Deve ser feito a divulgação em notas explicativas.

Gabarito: Alternativa B.

 

Resolvido por: 

Tiago de Moura
Contador CRC MG-119138/O 
Edited: 3 meses  atrás

ResponderCitar
  
Working

Please Login or Cadastrar