Questões FUNPRESP - 2016. DFC.  

  RSS

Tiago de Moura
Member Admin
Membro desde:5 meses  atrás
Posts: 195
10/02/2018 11:09  

 

 

Questão: 66/67/68. Concurso: FUNPRESP. Ano:2016.Organizadora: CESPE. Cargo: Analista - Contabilidade e Finanças.

Julgue os itens seguintes, relativos à demonstração dos fluxos de caixa (DFC).

 

66 A conta de aplicação financeira de liquidez imediata em moeda corrente, constante no grupo do ativo circulante, é exemplo de equivalente de caixa componente da DFC.

 

67 O aumento do capital social, que se inclui entre as mudanças na composição do capital próprio da empresa, é uma entrada de caixa que deve ser apresentada na DFC como fluxo das atividades de investimento.

 

68 A análise da DFC de uma entidade proporciona aos seus usuários uma base acerca da capacidade da entidade de gerar caixa e equivalentes de caixa, nos diferentes fluxos que a compõem.

Resolução:

 

 

 

Pessoal são três questões sobre a Demonstração dos Fluxos de Caixa. Para resolução das questões recorremos a NBC TG 03 – Demonstração dos Fluxos de Caixa.

 

São questões que devemos assinalar Certou ou Errado para a afirmação disposta.

 

Vamos comentar cada uma:

 

 

 

66 – Afirmativa CERTA. Vejamos:

 

No item 6 da NBC TG 03 constam as definições dos termos dispostos na Norma:

 

Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.

 

 

 

67 – Afirmativa ERRADA. Vejamos.

 

A Demonstração dos Fluxos de Caixa deve apresentar os fluxos de caixa do período classificados por atividades operacionais, de investimento e de financiamento. Segue abaixo a definição de cada atividade:

 

Atividades operacionais são as principais atividades geradoras de receita da entidade e outras atividades que não são de investimento e tampouco de financiamento.

 

Atividades de investimento são as referentes à aquisição e à venda de ativos de longo prazo e de outros investimentos não incluídos nos equivalentes de caixa.

 

Atividades de financiamento são aquelas que resultam em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no capital de terceiros da entidade.

 

Conforme podem observar acima. As atividades de FINANCIAMENTO são as que resultam em mudanças no tamanho do capital, portanto afirmativa ERRADA.

 

 

 

68 – Afirmativa CERTA. Este trecho consta no objetivo da NBC TG 03 – Demonstração dos Fluxos de Caixa, conforme podemos observar abaixo:

 

Informações sobre o fluxo de caixa de uma entidade são úteis para proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis uma base para avaliar a capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como as necessidades da entidade de utilização desses fluxos de caixa. As decisões econômicas que são tomadas pelos usuários exigem avaliação da capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como da época de sua ocorrência e do grau de certeza de sua geração.

 

Gabaritos:

 

66 – Certo.

 

67 – Errado.

 

68 – Certo.

 

 Resolvido por: 

Tiago de Moura
Contador CRC MG-119138/O 
Edited: 2 semanas  atrás

ResponderCitar
  
Working

Please Login or Cadastrar