Pesquisa conclui: Robôs podem substituir mais de 4 milhões de trabalhadores humanos em 10 anos, inclusive Contadores  

  RSS

(@tiago-de-moura)
Membro Admin
Entrou: 2 anos atrás
Posts: 231
25/09/2017 15:06  

Boa tarde colegas Contadores. Foi publicado pelo portal IG uma reportagem sobre uma pesquisa alertando que os robôs podem substituir cerca de quatro milhões de trabalhadores humanos em seus serviços, inclusive Contadores , ao longo da próxima década, no Reino Unido.

E você Contador?? Concorda com esta pesquisa??

A respeito deste assunto a Contadora Stéfanye Mendonça , sócia do escritório Itacont, localizado em Itaboraí -RJ, tem uma opinião bastante interessante sobre o assunto:

Não é de hoje que estamos vendo a contabilidade evoluindo [ isso é ótimo]
Mas... não é somente a contabilidade que tem que evoluir, mas sim o profissional.

Cara... eu vejo contador que faz folha de pagamento e tributos no fiscal .... e sabe lá quando vai contabilizar tudo que foi feito anteriormente nesses setores, não é a toa que o contábil está sempre atrasado. E nem adianta falar que é pq o cliente não envia os documentos ( desculpa velha), pois para reconhecer as receitas e despesas basta o contador lançar tudo que enviou para o cliente. Afinal se gerou impostos, sabe quanto foi a receita e suas deduções, assim como as despesas de salários que saem da própria contabilidade. Oras... cadê a automatização de lançamentos contábeis? Contabilizar manualmente folha de pagamento, tributos apurados é no mínimo um retrabalho. Aquele que trabalha somente com contabilização manual, sinto muito, mas vai perder a vaga pras máquinas sim.!

Eu por exemplo aqui no escritório num clique contabilizo tudo que já foi feito por mim é pelo DP. Depois das devidas análises ponho em papel da forma que o cliente precisa enxergar para entender como está empresa dele e assim tomar as devidas decisões. 
Contador que só apura imposto realmente logo logo vai sai de cena, temos como exemplo algumas apurações de ISS de alguns municípios que vira o mês e já está apurado, guia pronta. Aquela função de fechar movimento de ISS já saiu de cena, escrever manualmente no livro de apuração então.. nem se fala.

A tecnologia está aí para facilitar o nosso dia a dia. Olha quanto tempo a gente ganha usando a tecnologia ao nosso favor. A tecnologia é um recurso que só se torna refém dela quem não está preparado.

O contador precisa estar atualizado e investir em tecnologia para que possa usar a seu favor, otimizar o seu trabalho e não ser refém dela ou até mesmo perder o seu lugar para ela. 

Então... quando essas pesquisas apontam que a profissão contador vai acabar, depende do contador, assim como algumas funções vem acabando ao longo do tempo.

Jacaré que dorme vira bolsa.

Link da reportagem:

http://economia.ig.com.br/2017-09-22/robos-e-mercado-de-trabalho.html

 

 

Qual a opinião dos colegas Contadores a respeito desta pesquisa???

 


Citar (Quote)
 lia
(@lia)
Membro Ativo
Entrou: 2 anos atrás
Posts: 10
25/09/2017 15:10  

Acho que pode funcionar em outros países . Mas aqui no Brasil... Acho difícil... Nenhum sistema consegue implementar automaticamente esse monte de lei e decreto


ResponderCitar (Quote)
Compartilhar:

Por favor Entrar ou Cadastrar