Questão 55 SEFIN - RO da prova para Contador.  

  RSS

(@tiago-de-moura)
Membro Admin
Entrou: 2 anos atrás
Posts: 231
16/01/2018 19:03  

Entre as demonstrações contábeis, definidas na Lei nº 4.320/64, está o Balanço Patrimonial. Em relação aos componentes dessa demonstração, assinale a afirmativa correta.

(A) O Ativo Financeiro compreende os créditos e valores realizáveis que dependem de autorização orçamentária e os valores numerários.

(B) O Ativo Permanente compreende os bens, créditos e valores, cuja mobilização ou alienação depende de autorização legislativa.

(C) O Passivo Financeiro compreende as dívidas fundadas e as flutuantes que dependem de autorização orçamentária.

(D) O Passivo Permanente compreende as dívidas fundadas e as flutuantes que não dependem de autorização legislativa para amortização ou resgate.

(E) As Contas de Compensação compreendem os bens e as obrigações que não afetam o patrimônio. 

 

Resolução:

 

Questão sobre a Lei 4320/64, lei que estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e contrôle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.
 
De acordo com o Art. 101: "Os resultados gerais do exercício serão demonstrados no Balanço Orçamentário, no Balanço Financeiro, no Balanço Patrimonial, na Demonstração das Variações Patrimoniais".
 
No Art. 105 encontraremos a resposta para a questão:
 
Art. 105. O Balanço Patrimonial demonstrará:
 
I - O Ativo Financeiro;
 
II - O Ativo Permanente;
 
III - O Passivo Financeiro;
 
IV - O Passivo Permanente;
 
V - O Saldo Patrimonial;
 
VI - As Contas de Compensação.
 
§ 1º O Ativo Financeiro compreenderá os créditos e valores realizáveis independentemente de autorização orçamentária e os valores numerários.
 
§ 2º O Ativo Permanente compreenderá os bens, créditos e valores, cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa.
 
§ 3º O Passivo Financeiro compreenderá as dívidas fundadas e outras pagamento independa de autorização orçamentária.
 
§ 4º O Passivo Permanente compreenderá as dívidas fundadas e outras que dependam de autorização legislativa para amortização ou resgate.
 
§ 5º Nas contas de compensação serão registrados os bens, valores, obrigações e situações não compreendidas nos parágrafos anteriores e que, imediata ou indiretamente, possam vir a afetar o patrimônio.
 
 
Podemos constatar pelo artigo citado, que a alternativa B está correta.
 
Gabarito: Alternativa B.
 
Resolvido por: 
Tiago de Moura
Contador CRC MG-119138/O 

Citar (Quote)
Compartilhar:

Por favor Entrar ou Cadastrar